Balão Deglutível

O Balão Gástrico Deglutível é uma nova opção para o tratamento da Obesidade.
Ele tem cerca de 2cm e é engolido com água, como uma cápsula.

O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a perder peso, ocupando uma parte do estômago (cerca de 30% do espaço do órgão) para que a pessoa, ao se alimentar, tenha uma sensação de saciedade precoce.

O Tratamento do Balão Deglutível é associado à tecnologia: O paciente que recebe o balão, também leva para casa um smartwatch (relógio) e uma balança de bioimpedância, que vão monitorá-lo durante todo esse período.

Principais dúvidas sobre o Balão Deglutível

O que é o Balão Degutível?

Ele tem cerca de 2cm e é engolido com água, como uma cápsula. Este é o balão gástrico deglutível, aprovado no fim do ano passado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que começa a ser utilizado em todo o país, inclusive na região de Campinas.  

Qual o objetivo?

O objetivo deste balão, como do balão intragástrico convencional, é ajudar a pessoa perder peso, ocupando uma parte do estômago (cerca de 30% do espaço do órgão) para que a pessoa, ao se alimentar, tenha uma sensação de saciedade precoce. Dessa forma, ela vai ingerir menos alimentos, o que resultará em um emagrecimento.

Qual a diferença entre o balão deglutível e o balão colocado por endoscopia?

Com o balão deglutível, o paciente não precisa ser sedado e nem submetido a uma endoscopia. A implantação é realizada com a ingestão da cápsula com água e dura cerca de 20 minutos. A Remoção ocorre com a eliminação natural pelas fezes. 

Indicação

O balão é indicado a pessoas com idade entre 18 a 65 anos, com IMC ( Índice de Massa Corpórea entre 30 a 40.

Qual a duração do tratamento?

O balão fica no estômago do paciente por cerca de 16 semanas. Ao final desse período, ele se rompe sozinho e é eliminado naturalmente pelas fezes.
O tratamento total é de seis meses, pois ele é associado à tecnologia: O paciente que recebe o balão, também leva para casa um smartwatch (relógio) e uma balança de bioimpedância, que vão monitorá-lo durante todo o tratamento.
Com a tecnologia, a equipe consegue monitorar, remotamente, a perda de peso, a qualidade do sono, a composição corporal, a realização de atividade física. Dessa forma, o paciente pode ser melhor orientado para atingir seu objetivo. 

Como é a colocação?

Não há necessidade de centro cirúrgico, internação, endoscopia e nem mesmo de uma sedação.
O paciente simplesmente engole uma cápsula que contém o balão vazio juntamente com um cateter. Assim que for confirmado por meio de raios X que o balão está em seu estômago, o balão é preenchido através do cateter com 550 ml de água. Um segundo raio X é realizado para garantir que o balão esteja completamente cheio no estômago. A colocação ocorre durante uma consulta ambulatorial de aproximadamente 20 minutos.

Existe algum preparo para o procedimento?

É orientado jejum antes da colocação do balão

Como funciona o balão deglutível?

O balão ocupa espaço em seu estômago e induz a perda de peso aumentando a sensação de satisfação plena (saciedade) e reduzindo a quantidade de alimentos consumidos em cada refeição

E depois da colocação, quais as orientações?

Manter as orientações recomendadas pelos profissionais da equipe antes e durante o tratamento, com o monitoramento remoto.

Qual a porcentagem de perda de peso?

A perda de peso estimada no primeiro mês é de 7% a 10% do peso inicial do paciente. Até o terceiro mês, o paciente emagrece, totalizando de 15% a 20% do seu peso inicial.
Depois, começa a ocorrer a manutenção do peso. Pacientes submetidos a um tratamento maior, de até 18 meses (com a colocação de três balões em sequência), podem perder 33% do peso inicial.
A perda de peso corresponde ao comprometimento do paciente, que deve aproveitar essa oportunidade para adotar novos hábitos de vida, como uma alimentação mais saudável e a prática de atividade física.

Possui alguma contra-indicação?

O balão deglutível possui poucas contraindicações. As principais são cirurgia gástrica prévia (bariátrica, de refluxo ou de qualquer outra lesão no estômago) e terapia para anticoagulação. Também não é recomendado a grávidas ou em processo de amamentação. 

Confira o Vídeo