Nutricionista dá dicas para passar pelas comemorações de Natal e Ano Novo sem engordar

Tirar o foco da comida e fazer escolhas estão entre os segredos para não terminar as festas com quilos a mais

 As festas de fim de ano estão chegando e, com ela, um farto cardápio, que começa já nas confraternizações e vão até as comemorações de Ano Novo. Para muitas pessoas, isso pode significar aumento de peso na balança. Mas, é possível aproveitar as festas sem contabilizar os quilos a mais.

De acordo com a nutricionista Célia Beleli, da Clínica Concon, em Valinhos, apesar de serem datas recheadas com pratos típicos, é possível fazer escolhas saborosas e menos calóricas.

Confira as dicas da nutricionista:

  • Ao planejar a ceia, tente delegar os pratos que as pessoas deverão levar; o planejamento é o melhor caminho para uma ceia equilibrada.
  • Para a ceia, evite sair de casa de estômago vazio; coma 1 fruta ou tome 1 iogurte, assim você conseguirá escolher melhor o que irá comer no momento da festa.
  • Tente escolher com bastante atenção o que você colocará no prato; observe todas as preparações, planeje, reflita.
  • Faça opção pelas carnes magras, saladas e controle a quantidade dos acompanhamentos como arroz, risotos, farofas, tortas salgadas.
  • Tente incluir no seu prato maior quantidade de salada de folhas variadas, com frutas picadas, nozes, castanhas.
  • Para as sobremesas, o ideal é que planeje uma ceia com menor variedade de doces e maior variedade de frutas, afinal, temos muitas opções de frutas nessa época do ano. Sem contar que as festas de final de ano acontecem no verão, então vamos aproveitar. Frutas picadas facilitam o consumo em saladas e como acompanhamento de pratos salgados.
  • Espetinhos de frutas frescas também ficam uma delícia como sobremesa.
  • Coma com atenção e saboreie os alimentos.
  • Falamos da comida, mas não podemos esquecer da bebida. Cuidado com consumo exagerado de bebida alcoólica. Procure beber conscientemente e lembre-se de intercalar com água.
  • Tente substituir refrigerantes por sucos de frutas; enfeite com gelo de frutas picadas e deixe em jarras bem atrativas.

 

A nutricionista destaca que é importante também se concentrar na atmosfera do Natal, na magia, nos presentes e nas companhias. “As pessoas precisam tirar o foco da comida e ver que as comemorações vão muito além”, reforça.  “O ideal é aproveitar esta temporada festiva para manter a tradição, mas com muita moderação, ou seja, comemore, coma conscientemente os pratos típicos e faça escolhas, como, por exemplo, o  bolo de nozes que sua tia prepara exclusivamente nessa data ou a tradicional rabanada que sua avó faz com todo amor. Não é necessário provar tudo que está disponível”, orienta.

 

Informações à Imprensa:

Capovilla Comunicação

Patrícia Capovilla

(19) 99284-1970


Nutricionista dá dicas para passar pelas comemorações de Natal e Ano Novo sem engordar

Orientações para pacientes de outros estados

Confira todo procedimento pré e pós operatório