Enteroscopia por cápsula endoscópica

O que é a Cápsula Endoscópica

A Cápsula Endoscópica é uma câmera fotográfica do tamanho de uma vitamina ou de uma pílula grande. 

Como é realizado o exame da Enteroscopia por cápsula endoscópica

O paciente irá deglutir a cápsula endoscópica, com a câmera acoplada e ela irá tirar uma sequência de fotos de todo o seu percurso pelo aparelho digestivo

O Objetivo é examinar porções do aparelho digestivo que não são examinadas normalmente pela endoscopia digestiva e pela colonoscopia.

A endoscopia digestiva avalia o início do aparelho digestivo ( Esôfago, estômago e duodeno) e a colonoscopia avalia a parte final do aparelho digestivo ( intestino grosso). Entre a parte alta e a parte baixa, há o intestino delgado cujo tamanho varia de 3a 7 metros e esse trecho não é avaliado por uma endoscopia normal. A Cápsula endoscópica propicia auxiliar no diagnóstico capturando as imagens do local durante sua passagem pelo intestino delgado.

O exame não precisa de uma sedação anestésica.

Processo do exame

- Após deglutir a cápsula, o paciente permanece na clínica por um período para aguardar a passagem da cápsula pelo duodeno.

- Em seguida, o paciente coloca um cinto com um gravador acoplado, que irá registrar as imagens tiradas e enviadas pela cápsula endoscópica.

- O paciente ficará com o gravador por 8 horas. Depois disso, no mesmo dia, o paciente devolve o gravador à clínica e as imagens que foram capturadas durante o exame serão analisadas no computador pelo médico para identificar alguma doença, lesão ou patologia

- A cápsula é eliminada naturalmente do organismo através da evacuação e pode ser desprezada.

Preparo do exame

Para que as imagens capturadas pela cápsula endoscópica estejam nítidas, e permitam avaliar o intestino, o preparo para o exame da enteroscopia por cápsula endoscópica é muito semelhante ao preparo do exame de colonoscopia , onde o paciente fará uma dieta líquida na véspera e tomará uma medicação que fará a limpeza do intestino.

 

Quais são as indicações para a realização do exame de enteroscopia por cápsula endoscópica?

- Pacientes que possuem um quadro de anemia crônica por perda de sangue através do aparelho digestivo e a endoscopia e colonoscopia são normais e não é identificado o local do sangramento . Nesses casos,  o exame permite que seja verificada a existência de hemorragia localizada no intestino delgado.  
-  A cápsula endoscópica também permite avaliar pacientes que possuem suspeita de doença inflamatória no intestino delgado.

- Avaliar a suspeita de pólipos no intestino delgado

Benefícios do exame

A enteroscopia por cápsula permite fazer o diagnóstico de lesões vasculares, de sangramentos no intestino delgado, de doenças inflamatórias , da presença de pólipos e `as vezes até de úlceras ou erosões.

Tratamento complementar

Caso seja diagnosticada a necessidade de uma biópsia ( retirada de um fragmento para análise) ou de uma hemostasia ( em caso de um sangramento) , será indicada a realização do exame "Enteroscopia de duplo balão", que você pode saber mais, acessando esse vídeo: Enteroscopia de duplo balão - quando realizar esse exame?


Assista o vídeo e saiba mais - Clique aqui

Orientações para pacientes de outros estados

Confira todo procedimento pré e pós operatório

Aviso

Utilizamos cookies para melhorar a experiência dos usuários e os nossos anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza e concorda com a nossa política de privacidade