Imprensa

Endoscopia – não precisa ter medo!

Você tem ou conhece alguém que tenha medo de fazer endoscopia? Não é raro alguém chegar ao consultório com receio deste exame. Por isso, decidi escrever sobre este assunto, já que quando o paciente recebe indicação de fazer a endoscopia digestiva alta, popularmente conhecida como endoscopia, não deve ficar adiando o procedimento.

A endoscopia digestiva alta é um exame realizado para visualizar, com uma câmera, toda a parte superior do trato gastrointestinal, que é composta pelo esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino).  Através deste exame, podemos detectar úlceras, refluxos e fazer pesquisas de bactérias e outras doenças que acometem esses órgãos. Para realizá-lo, é feito um preparo simples, que consiste, basicamente, em um jejum de pelo menos oito horas. Mas cada clínica passa essas orientações ao paciente no momento do agendamento.

Normalmente, a endoscopia é indicada para pessoas que apresentam dor no estômago, azia, má digestão ou dor abdominal há algum tempo. Ela também é importante em casos de perda de peso sem motivo aparente, de dor ao engolir o alimento, dificuldade para o alimento descer após ser engolido ou histórico de doenças graves na família, como câncer de estômago ou de esôfago.

No dia do exame, o paciente recebe uma sedação para dormir e não sentir nenhum desconforto durante ou após o procedimento. Essa sedação pode ser feita pelo próprio médico endoscopista ou por um anestesiologista. Quando feita pelo endoscopista, ela costuma ser um pouco mais leve. Quando feita pelo anestesiologista, ela é mais profunda. Na Clínica Concon, nossos exames são acompanhados por um anestesiologista, com exceção dos casos em que não há cobertura do convênio.

Além da sedação, aplicada na veia, também é utilizado um anestésico em spray na garganta para que o paciente não sinta o aparelho durante o exame e nenhum incômodo depois. Daí nós introduzimos o aparelho pela boca e vamos descendo pelo esôfago, estômago e duodeno, fazendo uma avaliação completa. No caso de suspeita de alguma doença, podemos até encaminhar pequenos fragmentos para biópsia, que é uma análise microscópica, feita em laboratório, e importante para diagnosticar alguns tipos de doença.

Após o exame, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação até acordar totalmente. É importante que ele evite dirigir no dia do exame, portanto, deve estar acompanhado.

Eu gostaria de ressaltar que se você tem indicação de endoscopia, não deve adiar o exame por causa da pandemia. Toda doença, detectada precocemente, tem mais chances de cura. Não sabemos quanto tempo a pandemia vai durar, então é importante cuidar da saúde de forma geral. As clínicas adotaram muitos protocolos de segurança para evitar qualquer tipo de contaminação. Procure um local de confiança e não deixe sua saúde para depois.

Dr. Admar Concon Filho